Arthur Queiroz, do NEMO, conquista Ouro na Competição Ibero-Americana!

Na última semana, aconteceu a 16ª Competição Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), em Antigua, Guatemala, e o integrante do NEMO, Arthur Queiroz Moura, brilhou conquistando a medalha de ouro, competindo pelo time da OBM, sob a liderança da professora Luíze D'Urso.

CIIM-2024.webp

O evento contou com a participação de universidades de vários países latino-americanos e, além do time da OBM, também participaram outros times brasileiros, que representaram as universidades PUC-Rio, FGV e USP (campi de São Paulo), todos com excelentes resultados.

Um detalhe interessante é que Arthur seria prata "quase ouro", somando 45/60 pontos, devido a um erro na correção da sua solução do problema 5. Porém, após uma longa discussão com os corretores do problema, Luíze conseguiu convencê-los do erro, e aumentaram a nota no problema de 4/10 para 9/10. Com isso, Arthur finalizou a competição com 50 pontos.

Mesmo assim, a chefia queria que 50 fosse prata, pois isso deixava a proporção das quantidades de cada tipo de medalha mais próxima de 1:2:3, que é a proporção aproximada recomendada (e não exata, nem obrigatória) pelo regulamento da olimpíada. Luíze argumentou que isso era injusto, principalmente devido à lacuna de 9 pontos (praticamente um problema inteiro) em relação ao próximo colocado. Então, após uma votação, a nota de corte foi alterada, e todo o time da OBM, incluindo Arthur, foi premiado com a medalha de ouro!

A equipe do NEMO agradece imensamente à AOBM e à Luíze por tornar a participação de Arthur possível e por todo o suporte fornecido durante o evento!